O que é zinabre e quais são seus efeitos em baterias automotivas?

O que é zinabre e quais são seus efeitos em baterias automotivas?
26 de fevereiro de 2021 adminwp
Em Bateria automotiva
zinabre

Quando você vê corrosão no terminal da sua bateria, isso significa que a bateria pode estar sobrecarregada. A substância pode ser azul esverdeada ou branca, dependendo do tipo de metal das extremidades dos terminais. Isso se chama popularmente de zinabre.

Se a substância for azul esverdeada, é sulfato de cobre. O cobre da braçadeira do terminal reage com o chumbo na bateria. Se as pinças forem de alumínio, as cores serão mais brancas, criando sulfato de alumínio. Você pode notar que a qualidade da bateria começa a piorar.

Quando a bateria não é carregada por tempo suficiente, isso pode acontecer. Se o veículo for usado para viagens curtas, o alternador pode não estar funcionando por tempo suficiente para carregar a bateria corretamente. Com o tempo, você pode notar perda de potência de acionamento.

Efeitos do zinabre

Uma pequena quantidade de corrosão é bastante normal, mas se você notar uma quantidade anormal de acúmulo, é importante fazer uma verificação do sistema de carga antes que seja tarde demais. Quanto mais tempo a corrosão continuar, mais fraca ficará a bateria – e mais perigoso se tornará a tentativa de pular.

Inspecione visualmente a bateria

O zinabre é normalmente visível – o que significa que você mesmo pode verificar! Tire a chave da ignição, deixe o carro esfriar e abra o capô. Localize a bateria e anote qualquer coisa que pareça fora do lugar, incluindo cabos desgastados, caixa da bateria inchada, vazamentos e corrosão. Use luvas de proteção (ou simplesmente não toque em nada) e use uma lanterna para ajudá-lo a detectar irregularidades.

A corrosão se parece com uma fuligem esbranquiçada a esverdeada, que pode lembrá-lo de mofo crocante em um pedaço de pão. Se você detectar qualquer corrosão nos terminais da bateria, é melhor obter uma opinião profissional de seu técnico automotivo local sobre qual pode ser a causa.

O Varejão das Baterias pode te ajudar

Também é uma boa ideia testar a bateria se você notar muita corrosão. O excesso de corrosão pode impedir a partida do carro. No Varejão da Baterias, fazemos um serviço completo de limpeza de zinabre da bateria. Os terminais são limpos primeiro e, em seguida, borrifamos um inibidor sobre eles. Depois de limpas, podemos testar a bateria para você.

(41) 99989-7757