Quais os riscos de fazer uma recarga caseira?

Quais os riscos de fazer uma recarga caseira?
29 de novembro de 2021 adminwp
In Bateria automotiva, Segurança
Quais os riscos de fazer uma Recarga de bateria automotiva?

A bateria, peça fundamental para o funcionamento do seu carro, possui uma vida útil. Quando essa vida útil chega ao fim, ou até mesmo quando a bateria apresenta algum problema, é necessário realizar a troca da peça.

A troca de bateria tem um custo e um tempo de espera, e muitas vezes na tentativa de eliminar o custo e reduzir o tempo de espera, surge a ideia de realizar uma recarga caseira. E para quem quer fazer uma recarga de bateria automotiva em casa, existem diversos tutoriais disponíveis na internet. Mas a questão é: vale a pena?

Trocar ou recarregar a bateria de um carro é um procedimento que demanda bastante conhecimento e experiência, pois a realização de forma errada pode causar danos no veículo e até mesmo risco de acidente para quem estiver realizando o procedimento. E é por este motivo que o serviço deve ser realizado por um profissional! Continue lendo para conhecer alguns dos riscos de fazer uma recarga caseira:

Você corre o risco de queimar o módulo de injeção

Se a bateria estiver isolada e você conectar o carregador de bateria diretamente no veículo, sem contar com um acumulador, você corre o risco de gerar um pico de tensão e queimar o módulo de injeção do carro.

Corre o risco de queimar o aparelho de som e outros componentes eletrônicos

A técnica de realizar a troca de tentar recarregar a bateria através da troca por uma de outro carro pode queimar o aparelho de som e outros componentes eletrônicos do carro.

Risco de provocar um incêndio

A chupeta, quando realizada de forma errada, pode causar um curto-circuito com risco até mesmo de incêndio no motor. Além disso, para quem tentar realizar a manobra com cabos improvisados, que não são específicos para essa finalidade, o risco é ainda maior! Isso porque não é qualquer tipo de cabo que suporta a carga das baterias, e o resultado pode ser um incêndio, colocando em risco a integridade física (e até mesmo a vida) de quem estiver envolvido na situação.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

(41) 99977-7398