Reciclagem de baterias: você sabe como funciona?

Reciclagem de baterias: você sabe como funciona?
9 de maio de 2022 adminwp
In Descarte de bateria
Reciclagem de baterias: você sabe como funciona?

As baterias automotivas são peças fundamentais para o funcionamento desses automóveis, e toda vez que uma bateria chega ao fim de sua vida útil é trocada por uma nova. Você já parou para pensar no que acontece com a bateria que é retirada do seu automóvel?

Quando descartadas de forma errada, as baterias automotivas podem ser bastante prejudiciais para o meio ambiente, pois possuem em sua composição chumbo e soluções ácidas, que são materiais altamente poluentes. A reciclagem dessas baterias se apresenta como solução para o problema do descarte, além de auxiliar também na economia do país através da reutilização desses materiais para a produção de novas baterias.

Continue lendo para saber como funciona a reciclagem de baterias automotivas:

Coleta de baterias automotivas usadas

O primeiro passo, que possibilita a realização da reciclagem das baterias é a coleta, que atualmente pode ser realizada também por fabricantes, comerciantes, distribuidores e importadores desse tipo de baterias, e essa possibilidade torna tudo mais simples para o consumidor, que pode entregar sua bateria usada no momento de troca pela bateria nova, para que esta entre na cadeia de reciclagem.

Separação de materiais

Não é possível realizar a reciclagem de diferentes tipos de materiais ao mesmo tempo, e é justamente por conta deste fato que existem campanhas de separação de materiais no momento de descarte de lixo, para que o processo todo seja facilitado. No caso das baterias automotivas, a separação desses materiais é realizada pela empresa responsável pela realização da reciclagem.

Reutilização de plástico

O plástico é um material que faz parte da composição de uma bateria automotiva, e após a separação este material é moído, lavado, secado e derretido para ser transformado em pellets, que são utilizados para a produção de novas baterias.

Reutilização de chumbo

Depois de separadas dos demais materiais, as peças de chumbo são limpas e derretidas para que seja possível retirar as impurezas, solidificar o material novamente e enviar para a produção das novas baterias.

Reutilização de ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico contido nas baterias automotivas não é reutilizado na produção de novas baterias, mas passa por algum tipo de processo para neutralizá-lo e descartá-lo de forma segura ou até mesmo reutilizar em outra aplicação, como na fabricação de sabão líquido, tecidos, entre outros produtos.

Gostaria de saber mais sobre como descartar sua bateria usada de forma correta, para que ela possa passar por processo de reciclagem? Entre em contato conosco!

(41) 99977-7398